Comprei uma geringonça no LIDL, por 40 euros (mais rigorosamente, 39,99), que permite digitalizar imagens de negativos (antigos «rolos») de fotografias ou de diapositivos («slides»).
Num rolo de 1977, da viagem de fim de curso do Liceu Nacional da Covilhã, entre fotos na praia da Figueira (em que, quando tirávamos uma foto de grupo junto ao mar, uma onda enorme nos pôs a todos ensopados) e no Bom Jesus de Braga, estava esta foto.
Nesta altura, nem sonhava que Coimbra iria ser a minha terra adoptiva, passados dois anos (entretanto, inventaram o «ano propedêutico» e tive que o gramar, antes de entrar na universidade).Não me perguntem qual era o jogo a que fomos assistir porque nem me recordo de termos ido lá.
A qualidade da imagem é miserável, eu sei. Mas penso ser um bom documento histórico de há quase 40 anos (mais rigorosamente, 39).
Comentário de Briosa Allez:
"Este estádio é o Municipal, sim, mas de Guimarães!"
A sério?!
Querem ver que a minha viagem de finalistas do liceu, além da Figueira da Foz e Coimbra, também passou por Guimarães? E fomos lá assistir ao jogo? E às tantas nem é um jogo com a Académica?
Sinceramente, não me recordo... e até poderá ser...
Oh, diacho!...
Olha o guindaste!Cá para mim andas sempre com ele atrás (ou à frente)...
ResponderEliminarEstou de acordo com o Carlos Carvalho. Guindastes com o Paulo Moura... sinal de progresso. Parece que serviu para alguma coisa, pois o estádio está técnicamente acabado.
ResponderEliminarEstá em marcha uma operação da polícia anti-terrorista em Pierrefonds-Roxboro, em Montréal. Um jovem radical foi detectado pela polícia nas redes sociais a manejar material bélico levando a supôr uma possível operação terrorista, pelo que já está acompanhado pelos polícias assim como a mãe. Como estão a revistar-lhe a casa, há duzentas casas evacuadas. Estando perto de uma estação de comboio, também foi evacuada e o comboio da zona está parado.
A confirmar-se a intenção, desta vez não chegou a haver nada a não ser que haja uma situação paralela. É à polícia de verificar.
É isto, nem precisam de fazer nada. Basta só dar a entender que dão um trabalho imenso com o respectivo prejuízo económico, além da instabilidade que criam em certas pessoas. Um bom trabalho da polícia neste caso.
Se já está acompanho pela polícia o assunto está resolvido!
EliminarMas estejam alerta!
Por aí e por cá!
Quando escrevi ainda não se sabia o que poderia acontecer pois com tanta casa evacuada, deviam estar a pensar que a carga seria geitosa e podia haver polícias em risco. Estavamos a ver as imagens do helicoptero mas as informações eram muito restritas. Pelos vistos tudo correu bem.
EliminarNão consigo reconhecer-te! Parece-me que és aquele gajo que tem um relógio de pulso, mas não tenho a certeza!
ResponderEliminarEm futebóis não me meto...
ResponderEliminarMas a geringonça francesa continua a entreter-te!
O negativo está miserável, pelo que até admira que se consiga identificar ali um guindaste.
ResponderEliminarÉ possivel que não identifiques bem o guindaste.
EliminarNunca tinhas visto tal pechiché antes...
Ah. É Estádio Municipal de Coimbra. No Calhabé!
EliminarQual guindaste? Parece-me um pechiché.
ResponderEliminarVocês vêem guindastes em todo o lado.
Eh pá! Se fosse um pechiché tinha de ter entre parêntesis o "adoro esta palavra"! Às tantas, com a água que a Académica anda a meter. ainda se trata de algum aqueduto...
ResponderEliminarBoa. Grande ideia.Tenho muitos negativos antigos, só não dei onde estão..
ResponderEliminarDigita os teus depressa que depois vendes-me a geringonça no tempo dos saldos.
Lembro-me perfeitamente deste jogo.Foi com o Benfica e a Académica jogou de "beranco". Perdemos como era normal...Um dos golos do Benfica foi obtido como se segue: O Capela apanhaou uma bola fácil, começou a bater com a bola no relvado para depois a chutar para a frente, só que como o Curado ía à sua frente, O Capela numa das batidelas(que seria na relva), bateu com a bola do calcanhar do Curado e..abola dirigiu-se para a baliza deserta e GOLO DO BENFICA!!!
Um adepto que não tinha arranjado bilhete(nesse tempo assistiam aos jogos com o Benfica 30 mil espectadores!!!), estava na ponta do guindaste e esta foto foi tirada quando o Benfica marcou o 2º golo e nota-se que ele era do Benfica, pois está aos pulos mesmo no cimo do dito!
Nessa altura ainda tu eras ferrenho do Benfica, aliás como todos lá por Caria acima e abaixo....
Começou a ser construido a 9 de Outubro de 1946...muito lentamente , que quando vim para Coimbra em 1949 já lá treinavam, mas ainda se equipavam no Santa Cruz.
ResponderEliminarDepois anos mais tarde lá vieram a bancadas, os balnaários e foi murado, sendo que o peão era em terra batida. Mais tarde, vieram as piscinas e o parque de campismo.
Esta foto mostra o peão e parte da bancada virado para o Bairro...ainda sem o arco(monumento ao cimento).
Nunca foi inaugurado!
Para que quiser ver o ARCO do Estádio bem enquadrado por uma foto do Alfredo Moreirinhas em 1976( as coisas que eu sei...), vejam
ResponderEliminarAQUI
rectifico a data da foto: 1973!
ResponderEliminarMas hoje o ESTÁDIO e o que o rodeia apresenta esta magnifica vista, lá do alto numa foto do piloto João Miguel Rafael Melo, numa homenagem ao avô ... que nunca viu o Estádio lá do alto...por motivos...
ResponderEliminarESTÁDIO CIDADE DE COIMBRA(2015)
Por acaso relembrei-me de repente do jogo: foi um Académica - Guimarães.
ResponderEliminarHum com o Estádio Cheio!!!???Mas até pode ser, pois só meio estádio estava completo, e as camisolas brancas poderem ser do Guimarães.
ResponderEliminarMas atenção nesta altura era o CAC e não a AAC. PREC!
O tal jogo com o Benfica e que proporcionou a maior enchente de sempre com os espectadores a ocupar a pista, o CAC perdeu com o Benfica por 1 a 0 -fevereiro de 1977
TANTA IGNORÂNCIA!!!
ResponderEliminarAquilo não é guindaste e muito menos um pechiché (adoro esta palavra), aquilo é a cruz da torre da Igreja de São José.
O pechiché (adoro esta palavra), por acaso não é um são dois e estão junto ao relvado.
Isto sim, são fotos de qualidade que vale a pena guardar... Já estou a imaginar os teus netos, a descobrirem essas preciosidades e a dizerem: Ó mano, anda cá ver isto! O avô guardava cada merda!...
Por fim, ninguém consegue ver onde está o Paulo Moura? É o gajo com o relógio de pulso ou não?
Esta foto tem muito valor e está muito boa, vou arranjar uma moldura e pô-la em cima do pechiché (adoro esta palavra).
Para uma foto que é uma merda, já rendeu bons comentários... para guardar no pechiché (também adoro esta palavra... é esta e brúlug... grúlbe... ai, o catano, lúgubre).
EliminarAqui te deixo a minha sodalidiedade...sodialidiedade... solilariedade... ai, o carago, solidariedade.
EliminarEste estádio é o Municipal sim mas de Guimarães !!!
ResponderEliminarA sério?!
EliminarQuerem ver que a minha viagem de finalistas do liceu, além da Figueira da Foz e Coimbra, também passou por Guimarães? E fomos lá assistir ao jogo? E às tantas nem é um jogo com a Académica?
Sinceramente, não me recordo... e até poderá ser...
Oh, diacho!...
Bem haja pelo esclarecimento. Já o acrescentei à publicação (e ao título).
EliminarO defeito é dessa maquineta para recuperar negativos...ah!ah! ah!
ResponderEliminarOlha que não! Vê as fotos do 1º Festival José Afonso, que o Viana me pôs como fiel depositário. Muitas delas não são desse festival.
EliminarOLHA AGORA DESCOBREM-SE MUITAS VERDADES!!!ah!ah!ah!ih!ih!ih!
ResponderEliminar