LARGO DA PORTAGEM ATRAVÉS DOS TEMPOS...ALGUMAS FOTOS ANTIGAS
LARGO DA PORTAGEM * D. CARLOS * LARGO MIGUEL BOMBARDA
O nome de Portagem deve-se ao facto de, em tempos idos, aí se cobrarem os impostos sobre as mercadorias que chegavam à cidade, vindas do sul. Na Portagem ficava o Pelourinho, símbolo do poder municipal, hoje na chamada Praça Velha e actual Praça do Comércio.
Embora sempre tenha sido conhecido como Portagem, nome que perdura até hoje, chegou a ostentar outros nomes como Largo Príncipe D. Carlos e Largo Miguel Bombarda.
Desde 1911, apresenta, no centro, uma estátua de um conhecido conimbricense, Joaquim António de Aguiar, responsável pelo decreto-lei que extinguiu as Ordens Religiosas em Portugal, pelo que é popularmente conhecido como Mata Frades
Virgem não ficas!
ResponderEliminarFizeste-me rir...
EliminarRi-te, ri-te...levou mais 3
Eliminarcomentários
....
Há sempre curiosidades que são novidades, por muito que as fotos sejam conhecidas.
ResponderEliminarNa 4ª foto, intriga-me as duas vias de caminho de ferro, ou será a substituição de uma por outra? Sempre pensei que, entre a Estação Nova e o Calhabé, havia apenas uma via.
E tens razão h..via
ResponderEliminarJoaquim António de Aguiar, nosso conterrâneo, foi tão só o melhor primeiro-ministro (ministro do reino como era designado nessa época) que Portugal já teve, o que lhe valeu um exilio em Londres. E já agora convém lembrar que a atual ponte de Santa Clara foi a primeira grande obra de Edgar Cardoso..
ResponderEliminarPara que conste. Anotado.
ResponderEliminarAbraço