quinta-feira, 30 de setembro de 2010
TRINTA DE SETEMBRO ...
Foi assim, hoje, em Salgueiro do Campo, o último dia deste mês Setembro.
Quito Pereira
Viagem à Toscana
Não há medidas do Governo nem conselhos do Presidente da República que me façam mudar de ideias!!!....Ofereço-vos esta foto da Ponte Vechio de Firenze, tirada no final da tarde!
BENJAMIM
-->
Um dia porém, coisa pouco usual nele, abordou um assunto corriqueiro! Gostava muito de um casaco de cabedal que eu trazia vestido
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
AGRADECIMENTO
marcadores. Pombalinho
PINHAL DE MARROCOS-QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!
Reportam-se talvez aos anos 50, 60 e 70, quando se fazia do Pinhal de Marrocos local de muitos divertimentos, principalmente junto à Quinta da Malavada!
Bailaricos, magustos ou simples passeios em grupo!
Muitas aventuras e estórias engraçadas já foram narradas passadas não só no Pinhal de Marrocos, como também na zona que nesse tempo se chamava a Quinta das Flores!
Talvez ainda alguma ainda esteja por contar!
...........................................BAILARICO - PINHAL DE MARROCOS
Reconhecem-se:
Fernando Peres dançando com a São Umbelino(nunca mais despegaram...);
a Milita Ferreira á esquerda escondendo o par...
o Rui Bento, com mais atenção á foto que ao par...
a Teresa Bento, á direita a esconder a cara do par...para não se comprometer...
......................MAGUSTO - PINHAL DE MARROCOS - QUINTA DA MALAVADAPausa no Magusto...Por aqui recnhecem-se: Jó Moutinho,Raúl Vieira(Chocolate),Rui Umbelino, Isabel Soares, Isabel Pimenta(?), Clara Umbelino, Milita, Celeste Maria, D. Rosa, Amadeu Vinhas(?)Marili(?),São Umbelino... e mais, quem souber que diga!
Texto e fotos de Rafael
marcadores:Pinhal de Marrocos
DECANOS DO NOSSO BAIRRO!
IDADE: faltam 6…(sic) 02-03-1916
MORADA: Rua Engenheiro Canto Resende (antiga rua B)
REFORMADO como funcionário da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra….já lá vão 29 anos!
CASADO COM Dona CECÍLIA DIAS CARVALHO, nascida a 27-12- 1919 – irmã de Manuel Dias(já falecido),pai do Nini e do Nando(já falecido)
APOSENTADA das Telecomunicações de Portugal, hoje PT.
FAMILIA: dois filhos-Jorge casado com a Gina Faustino e Eduardo casado com a Graça Couceiro, 3 netos – Guilherme, Pedro e Marta e um Bisneto - Afonso.
Foi deslocado da Alta sendo dos primeiros moradores do Bairro.
Lembra a boa relação que tinha com os vizinhos, como o Sr António Oliveira e D. Maria Augusta( pais da Elsinha), Sr Matos e esposa Dona Maria, Sr Abílio Soares-D.Mariana, Sr Santos e D.Adelaide …entre outros!
Recentemente foi com muita pena que este casal ficou sem a companhia, como vizinhos, o Luís Garção e sua irmã Celeste e que moravam na casa do Virgolino.
Frequentador assíduo da sala de convívio e jogos sendo exímio jogador do KING!
Foi jogador de BILHAR e desta sua actividade desportiva tem várias medalhas!
Actualmente só raramente pratica, mas é um espectador atento quando o CNM actua nos diversos torneios ou campeonato nacional!
Nunca exerceu nenhum cargo directivo no CNM , no entanto “ fui convidado pelo meu sobrinho Carlos Dias-Nini-na altura em que foi Presidente do CNM, para desempenhar uma função extra corpos directivos , a que poderei chamar de “apaziguador de conflitos”! Surgiam por vezes conflitos na sala de convívio, normalmente de pouca importância e que resolvia facilmente. Apenas um foi mais complicado!
Depois de várias diligências o conflito terminou com um “aperto de mão” e não foi participado à Direcção!
A história da Fundação do GRUPO "OS CAMONEANOS", poderá ser consultada num livro, religiosamente guardado pelo Sr. Virgilio de Carvalho, e no qual estão relatados os passos fundamentais que foram dados para a sua fundação
FOTO DE FAMILIA na Comemoração das Bodas de Ouro- 05-10-1996
Mais uma lição de bem jogar o King...e as cartas destribuidas ajudem!
Compamheiros: Dr José Paulino Rocha, Nini França e Alberto Pinheiro Assistente Mauricio Beltrão
Como observador do jogo de King...neste dia chegou atrasado...
Demonstração de que não se esquece o "ESTILO"....
Demonstrando ao Mário Rui que ainda dá "umas tacadas"....
CAMONEANOS
Da esquerda para a direita, em pé:António Quaresma(sob ressalva); Sabino de Carvalho;Raúl Pinto; Gastão; João Silva; Amaro Pinto;Renato Santos, Armando Ferreira. Em baixo:Zé Pontes; Amadeu Vinhas; Abilio Soares; Carlos Gomes Mais alguns nomes terão pertencido a este grupo, como Jorge de Almeida, Jorge Baptista, Torreira da Silva e talvez outros . O Sr Virgilio de Carvalho terá aderido mais tarde e deste grupo fundador ainda estão entre nós:Armando Ferreira, Mário Reis e...Virgílo de Carvalho!
Texto e fotos de F. Rafael e Virgílio Carvalho e utilização de arquivo pessoal de Rafael
marcadores: Decanos BNM
DUAS VIDAS, UM DESTINO ...
Também eu, por vezes, padeço desse mal. Da janela do meu escritório olho a paisagem ressequida nestes dia de Verão, e mal vejo o casario por entre as vagas ondulantes de calor.
Sento-me então ao computador e partilho convosco um pouco deste meu modesto caderno de viagem.
Começamos o percurso na aldeia da Póvoa de Rio de Moinhos. Aldeia airosa, com um bonito e bem cuidado jardim, e uma igreja matriz do século XIX, em perfeito estado de conservação.
Por uma estrada estreita e íngreme, em mau estado, rumamos a Tinalhas. A meio do caminho, do lado esquerdo da estrada, um enorme terreiro. É aí que se realizam as Festas de Nossa Senhora da Encarnação. Festa de origem popular, tinha, antigamente, como momento alto, o lançamento de tropas pára-quedistas, por deferência da Força Aérea.
Falar de Tinalhas é falar de uma povoação com casas senhoriais e de uma banda de música que, em tempos distantes, era das mais conhecidas de Portugal. Como curiosidade, o facto de aqui se venerar a Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade de Coimbra. No terreno da festa, existe uma pequena e singela capela, onde, em altar dourado, uma réplica da imagem do escultor Teixeira Lopes aparece em destaque, com o seu manto rosa e de semblante sereno.
Sete quilómetros á frente, viramos à esquerda e entramos por uma rua estreita na Aldeia de Freixial do Campo. A rua, como vos disse, é tão acanhada que mal cabe um carro. De um lado e do outro, alinha-se o casario escuro e granítico. Sentadas às portas, de negro vestidas e lenço na cabeça, as mulheres da aldeia, na sua esmagadora maioria muito idosas, acenam-me ao ver-me passar, e realço aqui a “Ti Ana”, com os seus quase noventa anos, de rosto envelhecido e sorriso de menina. Move-se com dificuldade amparada a um pau, vergada pelo peso dos anos e de uma vida de labuta no amanho das terras e na educação dos filhos. Falo-lhe no conforto de uma bengala. Replica-me que aquele cajado há-de acompanhá-la até ao fim da vida.
Paro então o carro no pequeno largo da povoação. O jorrar da água límpida de uma pequena fonte, contrasta como silêncio da aldeia. Dirijo-me então à taberna dos Morgados. A estreita porta de ferro está fechada. Uma corda a sair por um pequeno buraco convida a puxar o fio. É então que a porta se abre. Lá dentro, um espaço exíguo. Um pequeno balcão em forma de “L”. E dois irmãos. Francisco Morgado e João Morgado. O Francisco é um homem alto, com um boné castanho que sempre lhe vi na cabeça e que lhe descai sobre os olhos. O João é de média estatura, e tem uma triste particulariedade - é invisual.
Surpreendentemente, é ele que está ao balcão e atende os fregueses. Serve copos de vinho, e recebe o dinheiro que conhece pelo tacto. Depois lava os copos com destreza, vira-se para mim e estende-me a mão. Percebo que me reconhece pela voz…
- Senhor Pereira, como está?...vai um copinho…
- Não, João … pode ser uma água fresca…sem gás….
A taberna tem de tudo e funciona também como mercearia. Por uma porta, entra-se noutro compartimento. É a desorganização organizada. Pacotes de arroz, massa e açucar , misturam-se com pantufas, baldes, escadotes, rações para animais, regadores , vasos de plástico, camisas para homem de colarinho aprumado, e brinquedos para crianças que já não existem…
E o João Morgado lá deambula por entre os balcões, trazendo o que lhe é pedido, como se não arrastasse consigo aquela desgraça desde a nascença…
O Rosa e o Semião, de copo de vinho pousado sobre o balcão, juntam-se agora à conversa. Falam do aterro sanitário que quiseram fazer junto à aldeia e em jeito de desabafo dizem-me:
- O senhor Pereira já viu os “figurões”!?....queriam envenenar a água e destruir os nossos poços…vieram para aí uns tipos bem - falantes, todos engravatados, para uma sessão de esclarecimento, era tudo sorrisos, pensavam que lá por sermos da aldeia somos parvos…olhe até o sino tocou a rebate, teve que vir a Guarda Republicana...coitados, estavam entre dois fogos…por um lado cumpriam ordens…por outro eram amigos e conhecidos cá do povo…também não queria estar-lhes na pele…
O Rosa vai ouvindo, acenando afirmativamente com a cabeça, enquanto espanta uma mosca varejeira que lhe pousa na testa. É então que o Francisco Morgado, que de braços cruzados assiste à conversa em silêncio, se mune de um velho jornal que dobra em três partes e vai seguindo com os olhos a trajectória da mosca. De repente, sinto uma pancada seca no meu ombro. Viro-me então, e vejo no chão de cimento, em aflitivo rodopio, o animal alado agonizante. E o Morgado com o jornal na mão em forma de cacete, a dizer-me com voz triunfante:
- Óh Senhor Pereira… matei-a !!!
Despeço-me então daquela “sociedade”. E dos irmãos Morgado. Sempre tive, e tenho, uma enorme simpatia e respeito por eles. Amáveis, de uma educação irrepreensível, tomam conta do negócio que vem de geração em geração. O Francisco, vítima de doença neurológica, cedo abandonou a sua profissão, refugiando-se na taberna que também lhe pertence. O João, nunca frequentou os bancos do liceu, nem os anfiteatros da universidade. Tem apenas e só, a escola amarga da vida. E é nesta simbiose de afectos, nesta fraternidade cúmplice que os une, que exercem com dignidade a profissão que lhes foi legada pelos seus antepassados: … taberneiros…
Dois irmãos, duas vidas, um destino…
Quito Pereira (2OO8)
ZONA DA BOAVISTA-COIMBRA 1977-2010-DIFERENÇAS!
Desde 1977 que vivo na Rua Verde Pinho.
Da parte de trás da minha casa, a vista foi sempre a da encosta poente do Pinhal de Marrocos, a Zona da Boavista e o vale do Mondego junto à Lapa.
Veja-se a diferença entre as fotografias que fiz em 1977 e a que fiz hoje, ambas tirada nas traseiras da casa da Verde Pinho.
Avalie-se o caos urbanístico desta zona, um verdadeiro "manual daquilo que não se deve fazer", onde os terrenos passaram de rurais a urbanos, com a especulação que se imagina, com gente que amealhou ilegalmente fortunas neste negócio e com a cumplicidade dos diversos governos autárquicos.
E veja-se a completa destruição de toda esta zona e do Pinhal de Marrocos e da Quinta da Boavista em 33 anos.
..................................................................1977
<>
Texto e fotos: RUI PATO
marcadores: Zona Boavista-Coimbra
terça-feira, 28 de setembro de 2010
CARLOS PAREDES-ESPECTÁCULO GIL VICENTE-30-09
República Carlos Paredes 2010 Auditório
O espectáculo “República Carlos Paredes 2010” pretende manter a memória de Carlos Paredes, um dos expoentes máximos da Guitarra de Coimbra, ao longo da sua história, manter vivo o seu reportório e renová-lo através de trabalho inovador, despertando assim o interesse pela Guitarra de Coimbra. A iniciativa divulga, em simultâneo, diversos artistas de Coimbra que têm a oportunidade de “aparecer” num espectáculo de dimensão e indiscutível qualidade, conferindo através das suas abordagens musicais, um toque único e actual ao reportório de Carlos Paredes.
Elenco
Dança Lourenço Leitão Solo - Variações sobre Mudar deVida
Guitarra Clássica Pedro Jóia
Guitarras de Coimbra Ricardo Dias, Pedro Lopes, Bruno Costa, Ni Ferreirinha
Jazz Paulo Figueiredo, Paulo Salgado, Bruno Costa, Luís Oliveira e Luís Formiga
Apresentação Manuel Pires da Rocha (Director do Conservatório de Música de Coimbra)
Promoção, organização e Produção Lourenço Leitão/METAFORMAÇÕES
Duração aproximada 90 minutos
Espectáculo para M/3 anos
marcadores:Carlos Paredes
E ESTA, HEIN!
Texto: Carlos Viana
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Açucenas
Açucenas
Sei de um pequeno pedaço de terra na serra da Lousã onde nascem açucenas. Ao lado há um bosque que convida a intimidades. Será que os líquenes sobre as pedras ainda guardam a ternura dos teus dedos? Será que o vento ainda viaja pela serra com as nossas palavras? Lembro-me que pegaste numa açucena e a puseste no cabelo a lembrar-me que os amantes são sempre ingénuos e gostam de lugares-comuns. Não fora o peso do Tempo e sentiria ainda o mesmo calor, apesar do vento frio que anunciava o Inverno prestes a chegar. Porque pesa o Tempo? Porque murcham as açucenas?
Manuel Bastos
in "Cacimbo"
DECANOS DO NOSSO BAIRRO!
O sucesso desta rubrica dependerá da disponibilidade que possa obter dos amigos que vá contactando e recolher depoimentos sobre a sua actividade profissional, actividades associativas, estórias interessantes que foram acontecendo ao longo de uma vida, felizmente bem longa!
A 1ª a publicar de imediato será do nosso querido Amigo VIRGÍLIO NOGUEIRA DE CARVALHO!
SERÁ PARA MENÇÃO HONROSA?
Emolduradas em CRISTAL!
-incluída na reportagem da Rota dos Açores.
-foi tirada numa loja "ATLANTIS" em Ponta Delgada.
-O fotógrafo estava na rua..."os modelos" dentro da loja!
Autor da foto: amador devidamente identificado
FEIRA DAS NOZES EM PENELA
Feira de São Miguel - XVIII FAGRIP
1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro.
Feira de São Miguel - XVIII FAGRIP
24/09/2010 a 29/09/2010
As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de São Miguel (Feira das Nozes) e a contemporânea FAGRIP - Feira Agrícola, Comercial e Industrial, que decorrerão de 24 a 29 de Setembro próximos, constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela.
A música, o teatro, a animação de rua, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, como tema central, são os pratos fortes da programação.
Este ano a autarquia continua a aposta na inovação das Festas de São Miguel, tornando-as mais atractivas e mais dinâmicas...
Este ano aas Feira têm como novidade o associar a realização da V edição da Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia, como forma de preservação das tradições locais e de promoção do orgulho penelense nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica e na sua identidade cultural.
Os visitantes desta feira poderão ficar a conhecer não só os recursos naturais, culturais e económicos da região, como também desfrutar dos sabores do Sicó e do Pinhal Interior Norte, tais como o cabrito, o Azeite do Sicó, a aguardente de medronho, o vinho Terras de Sicó, o queijo DOP Rabaçal, o Mel DOP Serra da Lousã, a Broa Cumieira, o Chícharo - uma leguminosa de sequeiro e, obviamente, das tradicionais cebolas e da omnipresente noz.
NOVO
NOZES VÃO TER CASA PRÓPRIA
Fonte: Net, Região do Castelo e Diário "As Beiras"
marcadores: Penela Nozes
domingo, 26 de setembro de 2010
LAUDO PERICIAL
Na ausência de médico na cidade,pediu um laudo,por escrito,a uma parteira afamada da região,para anexar ao processo.
Eis o laudo proferido pela professional:
Eu,Maria Francisca da Conceição,parteira oficial do destrito de Jenipapo,declaro para o bem do meu ofício que,examinando os baixos fudentórios de Maria das Mercedes,constatei manchas arrôxicadas na altura da críca,que para mim,ou foi supapo de rola ou solavanco de pica.
É verdade e dou fé.
Ficamos a saber o que é um "laudo"!
CALHAU
sábado, 25 de setembro de 2010
ANIVERSÁRIO
ROTA DOS AÇORES
Esta expectativa após a nossa chegada e até ao dia de regresso a 24, foi amplamente excedida, quer pelas visitas aos locais mais emblemáticos, quer pelas magníficas paisagens que pudemos disfrutar, ainda pela gastronomia de que sobressai o "cozido" nas FURNAS e os "mariscos", mas sobretudo pela excelente organização com que os nossos amigos Lau, Mima e Zé Eloy Moniz, sempre bem dispostos, nos proporcionaram!
Os casais Celeste Maria/Rafael, Tó Quaresma/Maria José, Nandita/António Canelas, Fernando Morgado/Lena Morgado, Ana Maria Roque/Galileu Franco e Jaime Quresma/Titá, agradecem todas as atençõesque nos foram dispensadas!
Lindas...a Lena Morgado e a Titá! Emolduradas em cristal!!!!