quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DECANOS DO NOSSO BAIRRO!



NOME: VIRGÍLIO NOGUEIRA DE CARVALHO
IDADE: faltam 6…(sic) 02-03-1916
MORADA: Rua Engenheiro Canto Resende (antiga rua B)
REFORMADO como funcionário da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra….já lá vão 29 anos!
CASADO COM Dona CECÍLIA DIAS CARVALHO, nascida a 27-12- 1919 – irmã de Manuel Dias(já falecido),pai do Nini e do Nando(já falecido)
APOSENTADA das Telecomunicações de Portugal, hoje PT.
FAMILIA: dois filhos-Jorge casado com a Gina Faustino e Eduardo casado com a Graça Couceiro, 3 netos – Guilherme, Pedro e Marta e um Bisneto - Afonso.
Foi deslocado da Alta sendo dos primeiros moradores do Bairro.
Lembra a boa relação que tinha com os vizinhos, como o Sr António Oliveira e D. Maria Augusta( pais da Elsinha), Sr Matos e esposa Dona Maria, Sr Abílio Soares-D.Mariana, Sr Santos e D.Adelaide …entre outros!
Recentemente foi com muita pena que este casal ficou sem a companhia, como vizinhos, o Luís Garção e sua irmã Celeste e que moravam na casa do Virgolino.

SÓCIO DO CENTRO NORTON DE MATOS COM O Nº 17
Frequentador assíduo da sala de convívio e jogos sendo exímio jogador do KING!
Foi jogador de BILHAR e desta sua actividade desportiva tem várias medalhas!
Actualmente só raramente pratica, mas é um espectador atento quando o CNM actua nos diversos torneios ou campeonato nacional!
Nunca exerceu nenhum cargo directivo no CNM , no entanto “ fui convidado pelo meu sobrinho Carlos Dias-Nini-na altura em que foi Presidente do CNM, para desempenhar uma função extra corpos directivos , a que poderei chamar de “apaziguador de conflitos”! Surgiam por vezes conflitos na sala de convívio, normalmente de pouca importância e que resolvia facilmente. Apenas um foi mais complicado!
Depois de várias diligências o conflito terminou com um “aperto de mão” e não foi participado à Direcção!

CAMONEANOS- Grupo de amigos fundado no dia de Camões no ano de 1953, conforme respectiva acta!Orgulho-me de ter pertencido ao Grupo dos “Camoneanos”, cuja alma principal foi o saudoso RAUL PINTO!, afirma O Sr Virgílio
A história da Fundação do GRUPO "OS CAMONEANOS", poderá ser consultada num livro, religiosamente guardado pelo Sr. Virgilio de Carvalho, e no qual estão relatados os passos fundamentais que foram dados para a sua fundação
GALERIA DE FOTOS
LINDO CASAL... NO BONITO JARDIM DA SUA VIVENDA!
FOTO DE FAMILIA na Comemoração das Bodas de Ouro- 05-10-1996
Mais uma lição de bem jogar o King...e as cartas destribuidas ajudem!

Compamheiros: Dr José Paulino Rocha, Nini França e Alberto Pinheiro Assistente Mauricio Beltrão

Como observador do jogo de King...neste dia chegou atrasado...
Demonstração de que não se esquece o "ESTILO"....
Demonstrando ao Mário Rui que ainda dá "umas tacadas"....

CAMONEANOS
Da esquerda para a direita, em pé:António Quaresma(sob ressalva); Sabino de Carvalho;Raúl Pinto; Gastão; João Silva; Amaro Pinto;Renato Santos, Armando Ferreira. Em baixo:Zé Pontes; Amadeu Vinhas; Abilio Soares; Carlos Gomes Mais alguns nomes terão pertencido a este grupo, como Jorge de Almeida, Jorge Baptista, Torreira da Silva e talvez outros . O Sr Virgilio de Carvalho terá aderido mais tarde e deste grupo fundador ainda estão entre nós:Armando Ferreira, Mário Reis e...Virgílo de Carvalho!

Texto e fotos de F. Rafael e Virgílio Carvalho e utilização de arquivo pessoal de Rafael

marcadores: Decanos BNM

16 comentários:

  1. Tenho a honra de conhecer o sr.Virgilio desde
    bem cachopita!
    Pessoa e vizinho excepcional,a sua simpatia
    e o seu humor fino sempre me encantaram...
    Gostei de relembrar alguns trajectos de vida do SR.Virgilio no nosso blog que também é seu.
    Para a Dona Cecília,uma simpatia de pessoa,um
    beijo.
    Para a linda família, outro beijo.
    Sr.Virgilio o meu reconhecido obrigada pelo
    que fez e faz em prole do Bairro e CNM!
    UM abraço do fundo do meu coração.

    ResponderEliminar
  2. Julgo ser esta uma homenagem bonita que se pode e deve prestar aqueles que pela sua longevidade, presença agradável, exemplo de
    vida e atitude, capaz de inspirar pela positiva todos os que os rodeiam .

    Uma vez mais tenho de louvar tão nobre ideia do Sr. Fernando Rafael ... bem haja.

    Um grande abraço aos tios Virgílio e Cici

    Fátima Neves

    ResponderEliminar
  3. Uma homenagem que me veio reavivar o passado. Excelente inciativa. Por uma fotografia do tempo dos Camoneanos, lembro-me muito bem deste senhor. Até tremi de satisfação. Esta cara sempre calma, já vem do passado. Fiquei a conhecê-lo melhor. Não sabia ou não me lembrava quem eram o filhos. Um abraço sincero.

    No que respeita aos Camoneanos que ainda hoje devem fazer parte real do passado de várias famílias do bairro, aproveito para lembrar os que aqui não estão mencionados. À exceção do Sr. Oliveira que não estou absolutamente certo, penso que todos os outros foram fundadores:
    Sr. Abílio Soares
    Sr. João Pinto que trabalhava na Singer, que está na foto mas não mencionado, ou aparece com sendo Amaro o seu primeiro nome?.
    Dr. José Alves.
    Sr. Oliveira.
    Torreira da Silva.

    Parece-me que logo a seguir ao Sr. Gastão o tempo levou a um engano num ou noutro nome, sendo possível que alguém se lembre.

    ResponderEliminar
  4. Uma saudação muito especial para o Senhor Virgilio e familia. Este amigo faz parte dos pioneiros do Bairro. Gostaria de os recordar a todos, mas posso, por lapso, esquecer algum. Assim faço uma homenagem a todos e, neste particular, ao Senhor Virgilio, o homenageado. Recordar o seu fino humor e cordialidade ...
    Da Beira Baixa, aqui vai um abraço ao Senhor Virgilio que sempre me distinguiu com a Sua amizade, sendo um dos grandes amigos do meu pai...

    ResponderEliminar
  5. Mas que maravilha ao ler esta deliciosa homenagem ao Sr.Virgilio claro que a Sr.D.Cecilia tambem faz parte da mesma.Sempre bons vizinhos e amigos fui sempre considerado por este casal tambem um filho.
    Filhos ,Noras , Netos sei que têm muito orgulho de ainda os poderem acompanhar e que seja por muitos e bons anos.
    PARABENS
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar
  6. Só pode ser uma excelente pessoa, pelo que conheço dos filhos, com quem já trabalhei e partilhei momentos de excelente convívio.

    ResponderEliminar
  7. Um Grande Abraço a toda a Família.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  8. Uma homenagem enternecedora!
    Lindo casal,linda família!
    Meu pai teria mais três anos...
    Felizmente ambos estão bem e mantêm a mesma simpatia de outrora.

    Gostei muito de rever todos estes senhores e como eu gostava de ir aos bailes que eles organizavam!
    Aí aprendi a dançar. Lembro-me de dançar sobre os pés do Arcindo!Teria os meus 11 a 12 anos...

    Continuem a acompanhar-nos e um beijo sentido para ambos.

    ResponderEliminar
  9. Segundo a acta da Fundação do Grupo eram 14 os elementos fundadores.
    Porém os nomes estão em assinaturas de cada um e é dificil descodificar quem são.
    Mas dá para perceber o nome de alguns e qual as alcunhas que cada um tinha, ou seja:
    1-O brigadas----------ilegível
    2-o motorista---------Torreira da Silva

    3-o lança-bilis-------ilegível
    4-O cozinheiro Fumado-ilegível
    5-O rei da actividade- ilegível
    6- anti-biótico-------António Quaresma
    7- O Pastilhas--------ilegível
    8- O Eloquoente-------Raúl Pinto
    9-O guardião..........Chorão Vinhas
    10-O porta - lenha---ilegível
    11-O encolhe-o-metro .Pontes
    12- O mexe-mexe------Jorge Baptista
    13-O papa-Léguas-----Renato Santos
    14-O auto-tanque-----talvez o sr. Amaro Pinto
    Depois havia os que saíam os que entravam como o sr Gastão, Virgilio de Carvalho, João Silva(pai do Campante),Sabino de Carvalho(provavelmente até serão dos ilegíveis...
    Inicialmente era só homens e mais tarde acabou o "machismo"-por revolta das "mulheres" e os almoços começou a integrar também as esposas de cada um!
    Há pormenores que escapam pois já passaram muitos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai era o pastilhas e o Sr Armando Mendes Ferreira era o antibiótico.
      AQ

      Eliminar
  10. Quando, há cerca de três décadas, assumi funções directivas no CNM tive ocasião de conhecer bem de perto a figura incontornável do Senhor Virgílio de Carvalho.
    Pela sua enorme capacidade de diálogo, pela sua firme personalidade, pela sua cordialidade, pela sua natural apetência para sanear conflitos, a todos impunha respeito e de todos recebia amizade.
    Hoje, nas minhas ocasionais visitas ao Centro, por lá o vou encontrando, jogando o "seu King" e continuando envolvido pela mesma onda de amizade e de respeito de há trinta anos.

    Nota:
    Para além de tudo o que disse ou que tentei dizer, o Senhor Virgílio é um homem de humor fino.
    Esta é só para quem percebe alguma coisa do jogo do King...
    A "festa" era dele e pediu "oito ou nulos" ao Alberto Pinheiro que, fingindo-se zangado, lhe respondeu:- Porra,, Você está mesmo para ganhar! Tenho mesmo de lhe dar as "oito"!
    O Senhor Virgílio, com a sua voz calma e pousada, retorquiu:- Não sei se estou para ganhar, sei que estou a fazer os possíveis para não perder...

    Um grande abraço e os votos de que por muitos anos nos vá dando as suas lições de King e ... de vida.

    ResponderEliminar
  11. Isto é que foi uma sorte... Não estava aí quando foi a revolta as mulheres. Obrigado, Rafael

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Sr. Virgilio por esta singela e justa homenagem, para si e para a D. Cecilia mando um grande beijo.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  13. O Sr. Virgílio e a D. Cecília para além de vizinhos, à distância da estreita rua C hoje Rua Eng. Canto Resende, são amigos desde o primeiro dia em que com os meus pais viemos morar no Bairro em 1953.

    Nutro pelo Sr. Virgílio e D. Cecília um profundo respeito e admiração. Nunca destes amigos ouvi o mais pequeno azedume fosse porque motivo fosse.

    Desejo a estes amigos, muitos e bons anos de vida e saúde.

    Justa e merecida homenagem. Parabéns Rafael pela iniciativa e escolha.

    Um beijinho D. Cecília. Um abraço Sr. Virgílio

    Abílio

    Nota: O meu pai, Abílio Soares, também pertencia aos Camonianos. Na fotografia está em baixo no lado direito de chapéu.
    Os Camonianos todos tinham uma alcunha o meu pai era o "Pastilhas".

    ResponderEliminar
  14. Eu conheço a maioria dos Camonianos que estão na foto que me foi cedida pelo sr Virgilio. Dois ou três tive mais difuldade em reconhecer e pedi ajuda e realmente o nome que me indicaram foi de Mário Reis, que também foi dos Camonianos.
    Mas ninguém melhor que tu para reconheceres o teu pai!
    Não consigo colocar aqui no blog o original que tem as assinaturas originais de cada um dos 14 e que tem á frente as alcunhas.

    ResponderEliminar
  15. Mexeu muito comigo ver esta fotografia.As lágrimas saltaram... no entanto agradeço imenso,poder rever estes (saudosos) Srs.(não conhecia a foto, mas tenho uma recordação que é um cinzeiro com a inscrição dos Camonianos em 1960).
    Aproveito para confirmar, o meu pai está no centro em baixo, era realmente o mexe-mexe: Jorge Baptista.
    Um beijo ao Sr.Virgilio.
    zita baptista

    ResponderEliminar