quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PINHAL DE MARROCOS-QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

Reforçando a postagem do Rui Pato sobre a Zona da Boavista nos anos de 1977, mostrando a diferença paisagística com a que actualmente se vê, sobretudo no que diz respeito ao PINHAL DE MARROCOS, estas imagens são duma época mais longínqua, mas comum a mais do que uma geração!
Reportam-se talvez aos anos 50, 60 e 70, quando se fazia do Pinhal de Marrocos local de muitos divertimentos, principalmente junto à Quinta da Malavada!
Bailaricos, magustos ou simples passeios em grupo!
Muitas aventuras e estórias engraçadas já foram narradas passadas não só no Pinhal de Marrocos, como também na zona que nesse tempo se chamava a Quinta das Flores!
Talvez ainda alguma ainda esteja por contar!





...........................................BAILARICO - PINHAL DE MARROCOS
Reconhecem-se:
Fernando Peres dançando com a São Umbelino(nunca mais despegaram...);
a Milita Ferreira á esquerda escondendo o par...
o Rui Bento, com mais atenção á foto que ao par...
a Teresa Bento, á direita a esconder a cara do par...para não se comprometer...
......................MAGUSTO - PINHAL DE MARROCOS - QUINTA DA MALAVADAPausa no Magusto...Por aqui recnhecem-se: Jó Moutinho,Raúl Vieira(Chocolate),Rui Umbelino, Isabel Soares, Isabel Pimenta(?), Clara Umbelino, Milita, Celeste Maria, D. Rosa, Amadeu Vinhas(?)Marili(?),São Umbelino... e mais, quem souber que diga!
Texto e fotos de Rafael

marcadores:Pinhal de Marrocos

8 comentários:

  1. O meu marido cresceu nesta zona de Coimbra, ao ver as fotografias ficou feliz pq lhe vieram à memória os locais onde jogava à bola, onde " comprava "fruta aos vizinhos, o caminho para a mina, os encontros e magustos feitos nestes locais.Quem sabe se nestas fotos não estarão familiares.Obrigada Rafael.
    Cristina Antão

    ResponderEliminar
  2. Que bons tempos em que nos divertiamos
    ao ar livre...
    O nosso cantinho para as tardes de Domingo e
    Magustos em tempo de S.Martinho!

    ResponderEliminar
  3. Este Pinhal de Marrocos e a Quinta das Flores deixam saudades. Agora é a floresta de cimento e uma grande superfície comercial que impõem as suas regras. Já não cheiramos o aroma dos pinheiros ou dos eucaliptos. Nem nos refrescamos com a fresca àgua da mina. Agora só "aroma" dos combustíveis da "Galp". Acabou-se a liberdade desses tempos singelos de antanho. Até para atravessar a rua temos agora que carregar num botão de semáforo, para os automóveis - que tudo açambarcaram em nome de uma dita evolução - me deixarem passar a rua...

    ResponderEliminar
  4. Em tempo: ... nos deixarem passar a rua ...

    ResponderEliminar
  5. À frente, na esquerda, a minha mãe e eu!
    Grande recordação...

    ResponderEliminar
  6. Belos tempos. Há trinta e dois anos fui com a minha joiínha ao pinhal de marrocos, ao musgo, para manter a tradição e acabei por encontrar a entrada da mina, que estava fechada para minha desolação. A molha também foi grande. Relembrei o caminho para a Lapa, aonde em novos iamos ao banho. Enfim, tempos que passaram e não esquecem.

    ResponderEliminar
  7. Destes todos consigo reconhecer o Raul Chocolate, a D. Rosa, a Celeste, o Rui Umbelino, a Milita e, destacada, a Clara Umbelino

    ResponderEliminar
  8. MariaTeresa Bento Pratasoutubro 01, 2010 3:22 da tarde

    Adorei!!!

    Nao sabes com quem eu estou a dancar...

    E com o irmao (nao me lembro como se chamava mas acho que era Carlos) do Campos que deu brado no PS e que era colega do meu irmao na Escola Agricola.

    O Campos que era colega do meu irmão e o irmao vinham aos nossos bailes e festas como outros da Escola Agricola, lembraste?
    .
    O Campos tem um filho que e o Paulo Campos que e secretario de estado.

    Este Paulo Campos desbloqueou a variante da Figueira (Tavarede) mas nao consegue nada com o Metro Mondego

    ResponderEliminar