terça-feira, 28 de setembro de 2010

E ESTA, HEIN!




E ESTA, hein !Todos nos lembramos desta interrogação, colocada por um dos mais carismáticos jornalistas portugueses.Tenho a certeza que, se ele ainda por cá andasse, não se importaria de subscrever.Automóveis abandonados, há-os por todo o país. O Bairro não é excepção, a praga existe e não há que a ignorar. Os seus donos, farto deles, não estão com meias medidas. Porque já nada valem, nem para a sucata os querem, encontram a solução fácil : o abandono e a transformação da via pública em cemitério. Atitude criticável, fruto da falta de civismo e do egoísmo de quem quer ver o seu problema resolvido esquecendo, ou fingindo esquecer, que ao resolver o seu problema pessoal cria um problema colectivo.Nada de novo.Também não é novidade que as entidades com competência para resolver o problema, seja a PSP, seja a PM, não o fazem. Por indiferença, por falta de meios?Por desconhecimento da situação?Ora, é aqui que a "porca torce o rabo". No caso concreto que aqui vos trago, as entidades foram mais que alertadas para mais este abandono. Há meses que sabem que mais um calhambeque vai apodrecer na via pública, em plena R. Mousinho de Albuquerque, no BAIRRO !Mas o Bairro é, realmente, diferente. Há sempre alguém que reage...E, como podem ver, com um grande espírito critico mas também com um grande espírito de humor.Eu achei piada, e tiro o meu chapéu a quem se deu ao trabalho de combater a indiferença.
Texto: Carlos Viana
Foto: Tonito Dias
marcadores: carros abandonados

18 comentários:

  1. Muito oportuno este artigo.
    Pela fotografia parece que anda por aí o espírito criativo dos bons velhos tempos.Já agora uma pergunta, se me permitem. No meu tempo, PM era polícia militar e hoje?
    Aqui a sucata aceita tudo. Ainda nos dá trinta e seis euros pelo mínimo para o levar, com transporte incluído a partir do local aonde esteja. Este país é muito pobre...

    ResponderEliminar
  2. O autor do texto confirmará, mas PM neste caso é Polícia Municipal.

    ResponderEliminar
  3. A dupa Viana e Tonito bem atenta à falta
    de cidadania de muitas pessoas...fizeram de Fernandos Pessa, cá do sítio!
    Com humor alguém "deu uma bofetada" através do letreiro ao dono do carro abandonado,consequentemente,aos
    responsáveis policiais!!!

    ResponderEliminar
  4. Bem atento Carlos Viana , é realmente uma praga para o ambiente e segundo sei dificil de resolver.A legislação não permite o levantamento do veiculo,daí estar muito giro o cartaz o que significa ser práticamente a unica solução.Venham mais destas.

    ResponderEliminar
  5. O pior mal desta praga é, quanto a mim, a falta de civismo e de educação dos proprietários destes veiculos abandonados.

    Todavia, existem instrumentos legais que permitem resolver o problema.
    Na verdade, as policias têm ao seu dispor instrumentos e regulamentos municipais aprovados pela generalidade das autarquias para a remoção da via pública dos veiculso abandonados.
    Nestes casos, podem e devem afixar no veiculo um distico intimando o proprietário a remover a viatura no prazo de 30 dias. Se, findo ese prazo tal não acontecer, a policia removerá o veiculo e mantê-lo há, a expensas do proprietário, em parque de estacionamento da PSP.
    Passados 45 dias, a propriedade do carro passará para o Estado que lhe dará o destino que entender.

    Não se entende que os proprietários, em vez de abandonarem os carros, não procedam ao seu abate recebendo o dinheiro que o Estado paga nestes casos.

    Não se entende que as autarquias e as policias se desleixem e não actuem.

    O que vale é que o humor do cartaz aqui trazido pelo Tonito e pelo Carlos Viana, demonstra uma forma mais expedita e, se calhar, mais eficaz de "envergonhar" o dono e fazê-lo sentir as suas obrigações cívicas.

    Felicito-os a ambos pela sua cidadania.

    ResponderEliminar
  6. Texto oportuno,complementado com uma foto de bom humor.Mas a rir também se fala de coisas sérias.
    Na Rua Condessa do Ameal, esteve lá um cerca de dois anos. Um papel já ressequido da PSP, dava 3O dias para remoção. É óbvio que era só uma "ameaça". A verdade é que a carripipna desapareceu. Deve ter sido o Luis de Matos ...

    ResponderEliminar
  7. Olha, olha. Aqui o estado nesse campo é a mesma coisa. Só se telefonarem à polícia a dizerem que o carro é o airoso envólucro de uma bomba. Depois vem o espetáculo para todo o mundo ver. Uma área como o bairro evacuada, polícia por todos os lados com o respetivo "homem da morte", ambulâncias a rodos, bombeiros colocados estratégicamente para "apagar o rastilho". Isto é um free country. Aqui quase todas as semanas há um ou mais que abandona o carro, quase sempre em sítios escuros mas a maior parte das vezes é por outros motivos... Para que o carro não se sinta sózinho, deixam-lhe um dorminhoco à vida a guardá-lo.

    ResponderEliminar
  8. Quanto à sucata, agora até há uma forte concorrência. Estive a ler ontem os anúncios nos jornais para me pôr em dia e notei que há companhias que oferecem o dobro do que escrevi. Por aquilo que já me apercebi, por vezes levam-nos sem pneus ou sem motor, etc.

    ResponderEliminar
  9. Já agora também conto o que se passou aqui
    à minha porta.
    Há meses que estava um carro estacionado...antes
    de comunicar à polícia,resolvi pôr um aviso:
    PARADO,HÁ MESES!!!
    No dia seguinte,o dono tirou-o...

    ResponderEliminar
  10. Sei que estou a ocupar bastante espaço mas se todos expuséssemos sobre o nosso cantinho, ficaríamos mais ricos.
    Falei de lugares escuros pois aqui só nesses locais ou nos parques de estacionamento tal é possível. Como já disse no meu blogue, as ruas têm quase todas uma árvore à frente por quintal que as sujam muito. As pessoas do que deixam cair que não lhes interesse, não apanham nada, se bem que punível pela lei que vira sempre a cara.* Assim, passa sempre uma a duas vezes por semana a máquina com as escovas e água, a horas certas bem identificadas nas placas das ruas de Abril a Dezembro para a lavar. As placas indicam o dia e hora de proibição. Quem prevericar leva a respectiva multa do fiscal de estacionamento da cãmara. No inverno, quando vêm fazer a neve, há também placas de proibição. É o mesmo problema com as multas, só que sai muito mais caro pois o carro é rebocado para que as máquinas façam o serviço. Seriam tantas multas que ninguém deixa um carro abandonado, a não ser que tenha sido roubado, o que chama a atenção.

    *Ao princípio pensei que as pessoas ligavam pouco à limpeza pois o que fazem na rua, fazem em muitos outros lados. Só que um dia num supermercado arrumei ao chão uma peça de fruta que rápidamente me apressei a apanhar. O empregado la limpesa estava próximo, passou por mim e disse-me que se todos fossem como eu, o patrão não precisava dele. Compreendi: mensagem sindical.

    ResponderEliminar
  11. O cartaz eram 19,45 horas de hoje 28-09-2010 já tinha desaparecido.
    Foi um ar que lhe deu.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  12. Já tinha visto este anúncio e achei piada.
    Mas, evidenciá-lo com texto e imagem do Carlos e Tonito fez toda a diferença!

    Como se leu, a Olinda também acertou com a sua frase,foi eficaz!

    ResponderEliminar
  13. Tonito pelos visto era de alguém que vem aqui ao blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Vá-se lá saber porquê, o letreiro desapareceu.
    A carripana por lá continua, triste e abandonada.
    Vamos aguardar para ver o desenvolvimento da história. Temos de dar o benefício da dúvida e pode acontecer que estejam a ser dados ao infractor os prazos estipulados por lei, que o Rui Felício referiu.

    Isto pode parecer uma questão menor mas a verdade é que o somatório de pequenos pormenores nos podem trazer melhor ou pior qualidade de vida.

    O Tonito ficará atento e, se for caso disso, tenho a certeza que voltará a apontar a sua objectiva para o assunto...

    Para todos, um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Nos tempos em que tinha carro,deixei a carripana à porta do Moçambique.No dia seguinte parti para o Brasil.Contava demorar 3 semanas,mas a estadia prolongou-se.Quando cheguei,quase 2 meses depois,a carripana até metia nojo com o pó que tinha em cima.Para lá disso,tinha um colante da PM no vidro traseiro,grande e visível!
    A PM avisava-me que tinha 30 dias para tirar dali o carro,senão era tido como carro abandonado.
    Tirei o lixo de cima,retirei o colante e fui à PM(Sá da Bandeira) dar explicações aos senhores.
    Foram muito amáveis e até me agradeceram ter retirado o colante.
    Ao que me disseram,estavam a estudar a questão de colocar os colantes por,talvez,ser um aviso para os ladrões.
    Eles deixavam o colante e no dia seguinte o carro desaparecia,ou tinha muitas peças a menos,e eles não sabiam de nada!
    Mas,se eu tiver um "Cartão de Residente" posso deixar o carro estacionado,na minha rua,durante o ano inteiro...
    Este é o meu testemunho pessoal.
    O caso passou-se comigo,há cerca de 1 ano.

    ResponderEliminar
  16. Se o "Cartão de Residente" dá para um ano, para quê passar multa? Só porque se não tem cartão, podendo além disso aparecer uma amnistia perdida. Os PMs têm razão, não vale a pena perder tempo. A responsabilidade não vem deles.

    ResponderEliminar