domingo, 19 de setembro de 2010

Piratas em terra.

Estão aportados desde sexta-feira num dos cais do Velho Porto de Montreal, os veleiros: Bounty, Pride of Baltimore II, Lynx, Roald Amundsen e Unicorn, que partirão amanhã.
Sendo quatro veleiros de dois mastros, muito elegantes, o Bounty com os seus três mastros, foi o veleiro utilizado no filme Piratas das Caraíbas, "O cofre do homem morto". Muito maior que os outros e muito mais largo além de ter mais um mastro, fácilmente se destaca no cais. Aproveitando a ocasião, foi criada no Velho Porto uma cidade marítima cheia de capitólios dedicada à historia da navegação e ao transporte ecológico dos nosso dias, assim como um palco aonde atuam vários artista de renome. Um deles, é o cantor Wilfed Le Bouthillier, verdadeiro "ex-lobo do mar" que acompanhava o seu pai na pesca à lagosta. Para que não haja tristezas, tendas com comida da mais variada, não faltam.


Cinco veleiros de uma assentada no Rio Saint-Laurent, longe do mar, não é habitual nos nossos dias. É nestes dias que realizamos que o mal já vem de longe. Fartei-me de tentar mas o lendário capitão Jack Sparrow nem apareceu para me comprimentar. Enfim, outros tempos mas quanto mais se muda, mais a situação fica na mesma.

Bounty

4 comentários:

  1. Um lindo dia, com lindos Barcos.
    Gosto.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta reportagem, está muito interessante!
    Bem os paises que tiram todas as vantagens da sua zona maritima.
    Era bom que Portugal um país com uma costa maritima imensa tirasse mais proveito destas condições impares!
    Infelizmente estamos de costas voltadas para o mar!

    ResponderEliminar
  3. Um veleiro é sempre imponente. Gostei das fotos e das explicações. Obrigado Chico ...

    ResponderEliminar