quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MURMÚRIOS DO TEMPO QUE PASSA ...

Penedo da Saudade ...
É sempre assim na agonia do Verão. Lancei âncora na saudade. Perdido por entre a bruma das minhas memórias, recordo Coimbra. O meu Bairro. A minha juventude. Tudo …
Agora que o meu Tempo se aproxima do Ocaso, desfilam perante mim os actores que, naquela época remota, preencheram o meu universo de infância e juventude. A Palmira leiteira, no seu trôpego andar. O Zé sapateiro, que me feria os sapatos com a ponta de uma sovela. O Albino barbeiro, e o matraquear da tesoura. Tinha dotes de tenor. O Janeiro, que cobrava as quotas de Centro, percorrendo as ruas do bairro de bicicleta, em pedalada ritmada. O Centro, o velho Centro. Os bilhetes para ver a televisão a cinco tostões. A paciência do amigo Donário, para com a clientela tardia.
E é neste desassossego de alma, neste desencontro de emoções, que vou recordando o Campo de Santa Cruz. Os jogos de bola nos feriados das aulas no D. João III. As figuras sinistras do Egídio, do Pratas e do Almeida, contínuos do Liceu, e as suas vozes hostis. Lembro aquelas fardas azuis de botões de lata amarelos, o tilintar das chaves das salas de aula, que ainda me soam aos ouvidos, como se de uma penitenciária se tratasse. Os estalos do Reitor – o Guerra – que comandava o navio, como se de uma nau de forçados se tratasse.
Recordo o dia que parti para a guerra. É na tropa que te fazes Homem – diziam. Mas não. Fizeram de mim um homem de arma na mão, à caça de outros homens. Quiseram fazer de mim um bicho. Não conseguiram. É a minha a medalha reluzente. A minha gargalhada triunfante. Recuso-me a lembrar. Foi há quarenta anos. Obrigado por me terem deixado enterrar esta etapa de um passado medonho.
Um dia, lancei amarras na Beira – Baixa. Foi há vinte anos. Vinte anos é muito tempo. Muitos dias, muitas horas a cantar – diz o Paulo de Carvalho. Assim tem sido. Canto o Hino da Primavera. Canto a Natureza vestida da sua farda de gala. Canto a explosão dos aromas e das cores. Danço ao ritmo dos adufes deste interior profundo. Mas dedilho uma canção do meu berço, quando já sopram os Ventos de Outono. Tomo-me então de saudade, embrulhado na solidão de uma capa negra de Coimbra. O horizonte, que daqui avisto, veste-se agora da cor da nostalgia. Abrigo-me, timidamente, deste Tempo de lamúria. Preparo-me para o fardo que me tolhe os ossos – o General Inverno. E daqui, deste rincão beirão, termino como comecei: “…é sempre assim na agonia do Verão. Lancei âncora na saudade …”
Quito Pereira

24 comentários:

  1. Abençoado Outono( eu até gosto muito dele)
    que me trouxe memórias lindas e algumas partilhadas por mim....as do nosso bairro através das figuras emblemáticas que fazem parte do nosso imaginário de crianças.
    Há vinte anos, danças ao som do adufe e, simultaneamente, dedilhas a guitarra coimbrã
    com a qual matas as saudades e nós,semanalmente, também te embrulhamos,amigàvelmente, com a velha capa negra que é Coimbra!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Leitão. Obrigado Olinda. A parte final do teu comentário Olinda, comoveu-me..
    Abraço a ambos ...

    ResponderEliminar
  3. Quito, não gosto de te ver tão nostálgico...a vida é mesmo o virar de página em cada dia, quer seja aí, ali ou acolá.
    Vamos a levantar a cabeça e mergulhar o olhar naquele luar lindo e intenso das noites, que começam a ser frias, de Setembro.
    Um abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  4. Gostava de ter tal veia para a escrita.
    Gostava de ter uma capacidade de síntese que,evidenciando o principal,arrepiasse de sensibilidade.
    O Inverno tem coisas boas:o crepitar da lenha na lareira e o seu bom aroma.Faz-nos acalmar e,durante horas,sentirmos um bem-estar diferente do das outras épocas do ano.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Não é segredo para ninguém que aprecio o Quito. Aprecio-o como excelente pessoa que é e aprecio a sua capacidade de comunicação.
    Devo dizer que já não me surpreende mas também posso dizer que este seu texto me deixou, por largos minutos, meditativo. Não só pela qualidade da escrita mas também pela profundidade da mensagem que aqui nos deixa.
    Acreditemos, querido amigo, que o Deus, com quem tu falas e eu não, nos dará a oportunidade de viver muitas Primaveras após o Inverno que se aproxima. Esperemos, com confiança, que o Tempo nos dê tempo.
    Entretanto, gozemos o Outono. É o desafio que te deixo.
    Aquele abraço.
    Carlos Viana.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Quito!
    Reli...e voltei a ler!!!
    E apetece-me ouvir pela centésima vez as "Quatro Estações" de Vivaldi!

    http://www.youtube.com/watch?v=f3qxPHS5tUc

    Abraço

    Jose Leitao

    ResponderEliminar
  7. Sao mesmo as quatro...
    http://www.youtube.com/watch?v=Y6azC4rIKMw

    http://www.youtube.com/watch?v=bRIc-cxfTJs

    http://www.youtube.com/watch?v=wVOZ2gkkOZI

    Abr

    ResponderEliminar
  8. Pois é já estou como o Abilio ao ler o teu lindo texto fica a sensação de tempos invernais e a chegar a nostalgia.A São e o Quito já não podem passar sem Salgueiro do Campo daí ser mais fácil "suportar"algumas vicicitudes.
    Quanto ás memórias do BNM e não só ,é sempre um encanto ,agora sou eu que fico.....
    Quito dos continuos do liceu não te lembras do sr Pinheiro que vivia na nossa rua ao fundo ao pé do Jorge Almeia e que mais tarde foi trabalhar para a faculdade de Medecina?
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Claro, Carlos, lembro-me bem do Senhor Ponheiro. Educado e cordato. Já não era o caso dos 3 que referi acima. Sobretudo um tal Almeida, que nos agredia como os molhos de chaves na cabeça. Extremamente doloroso. Vivia-se numa lógica de agressão. O Reitor tinha prazer em bater. Um dia, cheguei mais cedo e estava junto à sala de aula encostado a uma parede. Ele veio de lá e, de repentente, inflectiu para mim e deu-me dois estalos. Assim, sem que eu tivesse feito rigorosamente nada. E como o exemplo vinha de cima, os continuos (alguns) achavam-se no direito de também poder bater. São marcam que ficam. Gostave de encontrar alguns amigos daquele tempo com quem compartilhei carteira. Mas o Dom João III, teve para mim esssa parte muito negativa.
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. Nessa matéria fomos do 80 ao 8 em 3 ou 4 décadas. Se fosse hoje abria telejornais e o dito Reitor era bem capaz de ... levar uma pena suspensa. Porque a justiça também é o que sabemos ... :)

    ResponderEliminar
  11. Lindo, Quito!
    Lindo, Quito!
    LinDdddddddddddddddddddddddddooooooooooooooooooo, QUITO

    Um beijo da

    ResponderEliminar
  12. Quito, adorei o que acabo de ler.
    A Palmira leiteira, a Arminda peixeira, o Zè pitrolino,o Zé sapateiro,a Aldinha maluca, tb fazem parte das minhas memórias de criança...que saudade deixam.
    Obrigada por mas fazer relembrar,pq enquanto o Al não nos atacar, fazem nos rever estes tempos lindos. Cristina Antão

    ResponderEliminar
  13. Arquivadas já num periférico da memória, são figuras e recordações que subitamente saltam para o presente, pela mão segura do Quito.
    Lembradas numa escrita suave e estruturada, com tamanha maestria, que fico na dúvida se são elas que avançaram ou se fui eu que recuei no tempo.
    Dei por mim a observá-las e a senti-las, com tal nitidez, que me imaginei a, de novo, com elas conviver.
    Como foi o caso da “televisão a cinco tostões”.
    Quantas e quantas noites passei a ver TV na obscuridade da última fila de cadeiras do primeiro andar do velho Centro!
    Ou a fingir que a via...

    ResponderEliminar
  14. É uma "boutade" do senhor de La Palisse, mas quero apenas subscrever a opinião dos demais:

    Escreves muito bem, Quito!...

    Cândido Ferreira

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos
    Bom, às vezes temos surpresas. Vou fazer-vos uma confidência: li e não gostei. Estive para não meter o texto no blogue. Deu-me a tentação de o remeter só para o Felício, com a seguinte anotação: "...Felício, o que é que achas desta "pepinada...?". O Felício, como todos sabemos, tem o dom da escrita (olá Candido, bem vindo, tu que também tens esse dom) e ficou mudo e quedo perante o texto. Mais se me acentuou a convicção que o texto era uma completa barraca.Afinal o Felício apareceu. Disse de sua justiça. Agradeço as palavras de TODOS vós. Mas qualquer dia, num qualquer texto ou em vários terão uma desilusão. Até o Eusébio falhava golos à boca da baliza ..
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  16. Desculpem regressar aqui, mas ao reler o último comentário, percebi que poderia ser mal interpretado. Quando fala em Eusébio, poderia dar a sensação de uma auto-valorização o que não era o caso. Muito mau seria se não tivesse consciência das minhas muitas limitações. Mas julgo que perceberam que a intenção era exactamente o contrário. Tenho escrito "pepinadas" nos blogues "que valha-me Nossa Senhora" ...

    ResponderEliminar
  17. Essa tua preocupação, Quito, poderia justificar-se ( e mesmo assim, nem tanto...), se em vez do Eusébio tivesses citado o nome do Sougou...

    ResponderEliminar
  18. Obrigado Rui por teres vindo "adoçar" o que eu tinha escrito. Realmente aquela do Eusébio cheirava a uma petulância completamente imbecil. Mas, pelo teu comentário, tudo voltou à normalidade. A bola foi ao poste e o jogo continua.Obrigado pela tua solidarieade bairrista ...

    ResponderEliminar
  19. Ainda por aqui estou á volta com o computador na esperança de dar vazão a todas esta s postagens e respectivos comentários!
    É um autêntico turbilhão que me baralha pois não consigo ordenar ideias para responder comentando na exacta medida o que vou lendo!
    Parei um pouco mais neste teu texto pois não podia deixar de o saborear relendo bem o que nele recordas!
    Também me lembro bem dessas figuras insquecíveis do nosso Bairro a que a Cristina Antão acrescenta mais algumas!
    Dos teus tempos passados no Liceu, claro que eu pouco sei embora alguns nomes como o do Reitor Guerra também me eram do meu conhecimento!
    Só lá ia fazer os exames!
    Não me aceitaram para aluno porque já tinha passado o prazo de validade!
    Fui conviver com os ricos para os Colégios!!!!!
    Fico também muito satisfeito porque um dos comentários feitos é do Candido Ferreira, a quem saúdo vivamente!
    E lá pelos Açores num dos restaurantes onde almoçámos lá estava o "vinho da URRA"!!! e fiz questão que fosse o vinho que acompanhou a refeição!
    Tenho foto da respectiva garrafa e do restaurante...só não posso desde já mostrar por falta de tempo.
    Mais logo é provável que consiga fazer alguma reportagem!

    ResponderEliminar
  20. Rafael
    Desculpa-me mas vou fazer uma pequena correcção, bebemos esse maravilhoso vinho "Casa da Urra" no primeiro jantar, num restaurante na Praia do Populo, em que estavam os 12 Magnificos e as Familia Reis e Elói.

    ResponderEliminar
  21. Sim Ana Maria , na Praia do Populo e o restaurante tinha o nome de MARISSERRA..ou Mar e Serra!

    ResponderEliminar