terça-feira, 24 de agosto de 2010

MARISCADAS, CATAPLANAS & COMPANHIA...CALMA!


Quanto maior for a barriga,
mais curta será a vida!

Ainda não há muito tempo, gordura era formosura! Quem é que se não lembra da figura típica que aparecia na praça das nossas vilas, o Dom José Morgado, com as suas bochechas rosadas, o bigode retorcido e o relógio com uma corrente de ouro fazendo arcada na barriga grande! Tamanha pança significava prosperidade e abastança!
Este Senhor feudal era o cúmulo de saúde! Mas isso era no tempo em que se não falava no colesterol, nem na diabetes, nem na tensão arterial alta, nem acidentes vasculares cerebrais!
Como é que em tão poucos anos os conceitos médicos se transformaram! Hoje sabemos e está mais que demonstrado que todo o indivíduo que tem peso a mais corre o risco de vir a apanhar doenças chamadas metabólicas que vão sobrecarregar todos os órgãos vitais, tais como o fígado, pâncreas, rins, coração, enferrujando as nossas artérias e até fazendo com que todas as células do nosso corpo tenham maior probabilidades de se transformar em cancro!
Nós sabemos também que principalmente nos países do mundo ocidental a população está a ficar exageradamente obesa! E é na camada jovem que as estatísticas estão a aumentar de uma forma assustadora! Antigamente eram os ricos que ficavam gordos. Agora são o mais pobres que engordam mais. E porquê? Porque comem como os porcos para a matança! Nós para engordar os porcos para a matança damos-lhes muita farinha branca, para que eles possam engordar muito. Esquecemo-nos que nós também somos mamíferos como os porcos! Uma verdade científica: TODOS OS ALIMENTOS BRANCOS FAZEM ENGORDAR! É deste grupo que os portugueses mais gostam de comer até fartar! A escolha dos alimentos deve ser baseada na proporção das áreas das cores da Bandeira de Portugal. Reparem que a área mais PEQUENA na nossa bandeira é a BRANCA!
Dietas e exercícios
Quantos biliões de dólares ou de euros se gastam por ano em dietas e em exercícios?! Tudo para enganar o indígena, o ingénuo. Parece que todo o mundo quer comer e beber como um alarve e depois quer perder peso ao mesmo tempo! Enganam-se a si mesmo! Esquecem-se que o controle do peso ESTÁ NA BOCA! Hipócrates, o chamado Pai da Medicina, há vinte e cinco séculos na Grécia antiga, no século de Péricles, disse que “nós cavamos a sepultura com os dentes!” Disse ainda mais “Pan Metron Aristone”, o que quer dizer em grego: TUDO EM MODERAÇÃO!
A boa saúde resulta da escolha inteligente dos alimentos e dum bom estilo de vida!
O Hipócrates disse também: “O nosso melhor amigo é caminhar”. Ele não disse correr! No mundo moderno põe-se muita ênfase nos desportos excessivos, todos querem ser campeões. Eu pergunto: porque é que os atletas que ganham medalhas nos jogos olímpicos, os melhores jogadores de futebol, os campeões de box e tantos outros, não têm uma longevidade superior ao cidadão comum que mantém o seu peso normal e encara a vida duma forma positiva? Quantos campeões atingem os cem anos? Esta verdade tão simples está à vista de toda a gente. Não é preciso recorrer a nenhum estudo controlado nas faculdades de medicina. Esta verdade é tão óbvia que as pessoas não querem acreditar! Esquecem-se que a melhor ginástica e os exercícios NÃO devem ser exagerados porque serão NEGATIVOS para a saúde! Devemos controlar também os exercícios dos músculos masséteres da nossa boca, para controlar os alimentos que comemos e bebemos. O resto, meus amigos, é fantasia, é intrujice! Use o senso comum: controle a quantidade dos alimentos brancos e gordurosos. Reduza as suas refeições entre 10 a 25 por cento por dia e vai ver que se sentirá muito melhor e verá também a sua pança diminuir a olhos vistos!
Desde já lhe dou os meus parabéns, porque vai reduzir as probabilidades de vir a contrair diabetes, tensão arterial alta, ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral ou “stroke!”.
Se é homem, lembre-se que as mulheres NÂO gostam NADA de homens com a barriga grande!
Artigo do Dr. Manuel Luciano da Silva na REVISTA FREE ZONE
Enviado por Pedro Laranjeira
marcadores: Cataplanas, mariscadas

1 comentário:

  1. Li o artigo e é mais um apelo ao
    bom senso....
    E,de facto,as mulheres não gostam de homens
    gordos...falo por mim,claro!

    ResponderEliminar