quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Halloween

O Haloween, uma festa pagã, é festejado anualmente na noite de trinta e um de Outubro para 1 de Novembro pelas crianças de vários países, incluindo o Canada. Hoje começa a expandir-se a outros países, incluindo Portugal. Inicialmente uma festa restrita à data acima, pois nessa noite as crianças saíam de casa vestidas com fatos apalhaçados que faziam rir ou metiam medo, o que ainda hoje se mantém.
Com o marketing que já vem de há muitos anos e cada vez mais avançado técnicamente, as pessoas enfeitam os jardins das frentes das casas com bonecos de horror, logo na primeira semana de Outubro.


Além dos bonecos mais diversos como fadas, bruchos(as), mochos, corujas, morcegos, muitos desses jardins têm caixões na frente das casas e na noite de Halloween, há sempre alguém que se mete dentro do caixão aberto, com o corpo coberto de folhas secas das árvores. Quando as crianças passam, a pessoa que está lá dentro levanta os braços, a cabeça ou os pés, fazendo a alegria da miudagem que depois batem à porta e enchem os sacos.

As crianças, no fim da volta que fizeram acompanhados por um ou mais adultos, vão para casa de um dos pais verificarem as ofertas: depois são distribuídas irmãmente entre todos. É a alegria da criançada muito parecida com os nossos bolinhos e bolinhós.

Em roupas e gulozeimas, origina um movimento de milhões de dolares só no Quebec. De notar que o acompanhamente de adultos, muitas vezes os próprios pais, leva a que os miúdos se habituem e a tradição seja mantida.


8 comentários:

  1. Para se ter uma noção do marketing que reina nestes sítios, já ontem vi uma árvore de Natal, feita só com iluminação, com vários metros de altura. Não sei se já está afuncionar. Na próxima segunda-feira, nas lojas retiram os artigos de Halloween e pôem os de Natal.

    ResponderEliminar
  2. O Halloween começou, desde há uns anos a inserir-se nos costumes portugueses.
    A coincidência das datas faz-me recordar os muito nossos "bolinhos e bolinhós" ou, noutras regiões do País, o "pão por Deus", em que os miúdos pedem passas de figos ou de ameixas, castanhas, nozes e, se possivel "um tostãozinho".
    Muitas vezes acompanhados de uma abóbora com uma vela acesa, a imitar uma caveira.

    Nunca me esqueci do cântico que eu próprio também entoei integrado num grupo de miudagem do Bairro.

    Um dos versos ficou-me para o resto da vida:

    Bolinhos e bolinhós
    Para mim e para Vós
    Para dar aos "refinados"...., etc, etc...

    ResponderEliminar
  3. Rui Felício
    Ainda hoje me lembro desse dia dos "bolinhos e bolinhós". Lá íamos com a abóbora mas só uma vez fomos com uma minha. Arranjar uma caixa de sapatos, fazer-lhe os buracos e meter a vela, era mais simples, mais rápido e mais barato. São momentos que não se esquecem.

    ResponderEliminar
  4. Já tenho dezenas de fotos do Halloween 2010 em NYC!
    Muita imaginação...montras e entradas dos prédios...com bruxas, esqueletos, teias de aranha, abóboras, etc. Efeitos "assustadores"!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Em NYC acredito plenamente. Viver no meio desses monstros deve ser difícil. Tive o cuidado de pôr das menos chocantes e das montras nem fotografei. Estou convencido que com o tempo vai ser assim por todo o lado. Enfim, uns dias diferentes pois pensa-se que a média por pessoa gasta nesta brincadeira anda em CAN$50.00, por estes lados.

    ResponderEliminar
  6. É sempre enriquecedor as fotos que nos envias, bem como o Leitão, sobre os costumes de outros povos. Achei particularmrnte graça à foto da casa que tem a teia - de - aranha. É a imaginação a trabalhar ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Quito,
    Sem dúvida. É a foto minha predileta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Boa reportagem Chico.
    Realmente por aí é diferente do que se passa por aqui.
    Por aqui resume-se ás crianças que vão de porta em porta com a abóbora e cantam as quadras alusivas a esta quadra!

    ResponderEliminar