domingo, 24 de outubro de 2010

Sobre Viver

Durante algum tempo, houve dúvidas sobre a alcunha do meu irmão do meio. Seria FazTudo ou FazDeTudo? É claro, para quem o conhece bem, que só pode ser a primeira! O meu irmão não se finge. É autêntico. É claro que só podia ser a primeira. O meu irmão é directo na acção, não precisa de intermediários. A primeira. O meu irmão é económico nas palavras.




Para quê colocar uma preposição, ainda por cima de, ainda por cima a despropósito? Por exemplo: ele comigo nunca avisava - trás, já está! Um dente a menos. Só podia ser a primeira, pois quando a preposição escolhe um dos seus dois parceiros, resvala, cria novas semânticas que atraiçoam o que ele é e sempre foi:

metade, quando se é integro

demissão, quando nunca se desiste

deparar, quando nunca se está quieto

debater, quando se prefere a acção às palavras

deformar, quando se é educador


Mas também há as que lhe ficariam bem:

decisão, porque nunca temeu

dever, porque acredita em causas

determinação, porque não cede às dificuldades


Há, por último, as que para ele foram trágicas, a maior das quais:

defumar

Para esta não há gramática que nos valha...


O meu irmão do meio é um homem bom. Sempre foi. O meu irmão do meio é uma lição de vida, para a vida. Com a sua postura, com o seu exemplo, sem precisar de muitas palavras, ensinou-me a sobreviver. O FazTudo ensinou-me, sobretudo, tudo sobre viver!

Jó-Jó

6 comentários:

  1. Obrigado JO-JO.
    Conseguiste a foto que procurava para completar o aniversário do Carlitos!
    Ainda bem porque enriqueceste a postagem do aniversário com as palavras que só tu sabes escrever!
    Mais um abraço para o Carlitos e..outro para ti!

    ResponderEliminar
  2. Desde o irmão do meio até aos irmãos das pontas, um quintento de eleição!
    Alta formatação, nunca deformados.
    Beijos aos manos.

    ResponderEliminar
  3. Jó -Jó,
    Um verdadeiro registo para a posteridade do Homem que é o teu irmão Carlos F. Costa, que eu conheci naquela década de 60, do século XX.

    Carlos Falcão

    ResponderEliminar
  4. A forma peculiar e inteligente como o Jo_Jo usa as palavras e as ideias, dá ao retrato do seu irmão Carlos, o brilho que poucos ou nenhuns seriam capaz de lhe dar.

    ResponderEliminar